Covid-19: pessoas com comorbidades serão imunizadas a partir de maio

Ministério da Saúde diz que público será vacinado de acordo com idade

Publicado em 21/04/2021 - 12:44 Por Paula de Castro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em maio começa uma nova fase da vacinação contra a covid-19 no país. O foco agora são as pessoas com doenças pré-existentes como problemas cardíacos e do pulmão, hipertensão arterial e diabetes que podem oferecer risco de agravamento da doença. Veja a relação completa de comorbidades do Ministério da Saúde.

Para garantir a vacinação desse grupo, o Ministério da Saúde explica que é importante que essas pessoas estejam pré-cadastradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações ou em alguma unidade de saúde do SUS.

Mas, quem não tiver a inscrição vai poder tomar a vacina. Para isso, é preciso apresentar no momento da imunização, um comprovante da comorbidade, como exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

A convocação desse grupo será de acordo com a idade, dos mais velhos aos mais jovens. Então os primeiros a serem convocados serão as pessoas de 55 a 59 anos, depois de 50 a 54 anos, e assim por diante.

Desde o início da campanha de vacinação, no dia 18 de janeiro, já foram distribuídas mais de 53 milhões de doses de vacinas covid-19, alcançando aproximadamente 30 milhões de pessoas. 

Até o momento foram vacinados os seguintes grupos prioritários: Trabalhadores de saúde; pessoas acima de 60 anos que morem em abrigos, pessoas com mais de 18 anos com deficiência que também morem em abrigos. Idosos a partir de 65 anos, povos indígenas, quilombolas e a população ribeirinha.

Além das Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas as pessoas com mais de 60 anos estão sendo vacinadas conforme o calendário de cada estado, mas estão garantidas ainda nessa primeira fase de vacinação.

Edição: Sâmia Mendes/Adrielen Alves

Últimas notícias
Cultura

Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive no Rio de Janeiro, onde permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS provocam 29 mortes; 60 pessoas estão desaparecidas

Por conta dos temporais, as aulas em mais de 2,3 mil escolas estaduais foram suspensas. Mais de 175 mil estudantes foram impactados. 

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil faz alertas e retira pessoas de áreas afetadas pela chuva

Elevação do Rio Caí faz Defesa Civil emitir alertas para os municípios de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real.

Baixar arquivo
Geral

ANAC discute novas regras para transporte aéreo de animais

“Não é crível que um ser vivo tenha o mesmo tratamento que uma mala", diz advogada, que participou da audiência pública organizada pela agência, após a morte do cachorro Joca, no último dia 22. Até o dia 14 de maio, é possível enviar contribuições para novas regras de transporte de animais, que serão avaliadas pela equipe técnica.

Baixar arquivo
Economia

Querosene de aviação aumenta 2,8%

O aumento corresponde a R$ 0,11 por litro do combustível.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Botafogo joga contra Vitória (BA) nesta quinta, às 19h

Em Belém, o Águia de Marabá recebe o São Paulo no estádio do Mangueirão, a partir das 19h30.

Baixar arquivo